sexta-feira, setembro 29, 2006

Condutas de ventilação WC - Simples respiradores ou ventiladores?




Caros vizinhos,

Poderiam me informar sobre o funcionamento dos respiradores/ventiladores existentes nos WC’s do condomínio?

Estes buracos com grelha que temos nos wc’s são ventiladores? Funcionam no vosso WC? Para mim são simplesmente respiradores. A minha conduta de ventilação não produz efeito suficiente e acho que nem funciona ....

Pelo que andei a ler, existe legislação em que obriga a colocação, de ventiladores em casas de banho interiores e pré-instalação eléctrica para que seja possível colocar um extractor eléctrico 12v. Que normalmente até são ligados à iluminação (a um dos interruptores).

Na cozinha existe um exaustor que funciona sozinho ligado a uma central com horas fixas. Não deveriam os exaustores da cozinha só funcionarem quando são ligados pelo utilizador? Produzem ruído, mas pelo que já li noutros blogs/fóruns, não é tão desagradável como o de outros condomínios, que se queixam.

Obrigada desde já pela informação que me queiram disponibilizar.

10 Comments:

At 4:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tratam-se mesmo de respiradores, mas que só funcionam quando o sistema central está activo. (pelo que vi, de manhã, das 7.00 às 10.00, depois à hora de almoço e ao jantar).

Para melhor escoamento da humidade do WC, há que rodar um pouco a peça central para ampliar a abertura de saída.

 
At 10:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muito obrigado pelo esclarecimento

 
At 5:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cuidado com as mexidas no caudal dos ventiladores dos WC's... Existe equilíbrio entre as saídas de ar pela lareira, WC's e cozinha e a entrada de ar que é feita pelas grelhas nas janelas. Este equilíbrio tem alguma margem de manobra, mas se for significativamente alterado poderá haver tendência para que algum (ou alguns) dos sistemas de extracção passem a funcionar em sentido inverso (com aparecimento de cheiro a esgoto, a comida ou a fumo). O aumento do caudal das extracções no WC's deverá ser acompanhada pelo aumento da abertura das grelhas reguláveis nas janelas.

 
At 10:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sim, eu realmente também não entendo qual o objectivo dos ditos ventiladores!? A bem dizer, eu moro no último andar do CT, e oiço no meu quarto o barulho de cães, e de pessoas a caminharem na rua....O que me leva a desconfiar que os nossos ditos ventiladores nada mais são do que um buraco colocado nas paredes das nossas casas de banho, o que a meu ver parece algo um tanto perigoso até!!
Se há algum "ventilador" eu nunca o ouvi a trabalhar!!

 
At 3:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tem que ter mais cuidado, quando der o seu pum, coloque o "brise continue cheira bem"!Assim já não precisa de ventilação...

 
At 11:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E quando o pum vem de fora para dentro? A conduta do wc em minha casa é um buraco com um aparelho elétrico que funciona apenas se deixarmos a luz acesa. Nem sei de onde vem o cheiro nem o que fazer mas o odor a esgoto não desaparece do wc. Dizem que vem dos gargalos. O pior é que ao fim de anos de exposição corro o risco de achar que é perfume... o que posso fazer para me livrar do esgoto caseiro? Ainda por cima o wc fica no quarto, olha a sorte!

 
At 11:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há! E o dito cujo faz um ruído terrível. Já o desmontei para o lavar e saiu um brinco. Fiquei foi às escuras. Não demorou 2 semanas a voltar a presença de bactérias. Não existe um anti-fungos para borrifar naquilo? Que chatice...

 
At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desculpem lá intrometer-me no vosso condomínio mas também eu tenho essas saídas no WC e arrelia-me bastante ouvir as pessoas na rua e o trãnsito quando estou na retrete. Pior. Em dias de tempestade (como os deste ano) está um frio na casa de banho que não se aguenta. Alguém me sabe dizer como minimizar isto? Pode optar-se por saídas que se possam fechar?

Muito obrigado...

 
At 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Referente aos cheiros a esgoto em casas de banho, por vezes tem a ver com a sanita ser colocada sem mastique em toda a volta da mesma. Eu já tive esse problema e só descobri por mero acaso. tenho ventiladores nas casas de banho e verifiquei que não vinha de fora mas sim de dentro. Os nossos proficionais dos acabamentos têm de ser mais responsaveis porque é a sua reputação que está em jogo.

 
At 11:22 da manhã, Blogger Unknown said...

Normalmente esses respiradores funciinam em simultaneo com a luz mas os meus estao 24 h a funcionar..como desligo aquili? Faz alguma falta?

 

Enviar um comentário

<< Home